terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dislexia - sintomas, diagnóstico, tratamento...

Hoje trago para vocês, leitores, um tema que é muito desenvolvido em projetos universitários e é uma realidade hoje muito comum entre as escolas: DISLEXIA, que geralmente é perceptível no início da alfabetização. Pretendo fazer mais postagens aqui no blog referente a este problema e, por isso, para começarmos bem, vamos conhecer um pouco sobre as características da dislexia.



Dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da criança, quanto à velocidade e qualidade da aquisição das habilidades de leitura, escrita, fala, orientação espacial, entre outros. Para detectar a dislexia é necessário observar alguns sintomas como: dificuldades com a linguagem, dificuldades em escrever, dificuldades com a ortografia e lentidão na aprendizagem da leitura. Geralmente é perceptível no início da alfabetização e pode ser confundida com inteligência baixa ou desmotivação.

A causa da dislexia está relacionada ao processamento de informações, que ocorre diferentemente no cérebro de quem apresenta o distúrbio. A dispersão é a primeira característica a ser percebida entre as crianças. Elas demonstram dificuldades em manter a atenção durante atividades, como: jogar, aprender rimas, montar quebra-cabeça. Demoram a falar e a organizar a linguagem de modo geral.

É importante que a dislexia seja observada o quanto antes, a fim de que não provoque desinteresse da criança pelos estudos e tenha que enfrentar algumas frustrações. Como foi citado anteriormente, a dislexia não está relacionada com inteligência baixa, uma vez que crianças disléxicas mostram bons resultados em testes de lógica e atividades cognitivas. Às vezes essas crianças podem até apresentar inteligência acima da média.

A dislexia não tem ligação com nenhum tipo de retardo ou deficiência mental, e não indica futuras dificuldades acadêmicas e profissionais. Como se trata de uma dificuldade de aprendizagem, a criança pode apresentar um mau comportamento dentro e fora da sala de aula. 



Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

  1. Olá, Cynthia.
    Fiquei muito feliz com sua visita em meu blog. Parabéns pela criação deste espaço instrutivo e acolhedor! Estarei sempre por aqui conferindo as novidades.
    Que Deus a abençoe grandemente!
    Abraços, com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria, Angela! Obrigada pela sua visita e pelo seu carinho!
      Deus te abençoe também. Beijos.

      Excluir